Foto de Miki Ronchi 2004

23/07/2010

Mundiais a vista!!!!

Um mês muito importante para a natação paraolímpica mundial, o maior evento da natação paraolímpica ocorrerá em Eindhoven, na Holanda entre os dias 15 e 21 de agosto, dentro do Pieter Van Den Hoogenband Swimming Stadium. Estarão presentes muitos dos atletas que competiram nas paraolímpiadas de Pequim 2008, Mundial de piscina curta no RJ e o Campeonato europeu do IPC 2009, os principais atletas da atualidade como os brasileiros Andre Brasil Esteves, Daniel de Faria Dias e Clodoaldo Silva, a sul africana Natalie du Toit, a americana Erin Popovich, entre outros astros e estrelas das piscinas.

Após o encerramento das inscrições, o IPC informou que a quantidade de atletas e seleções que participarão do campeonato mundial do IPC 2010 é recorde. Um total de 664 atletas de 57 países estarão nadando atrás do ouro, da prata e do bronze em seus respectivos eventos e classes.

A lista dos convocados para a seleção brasileira acabou saindo com duas vagas a mais do que o planejado (24 vagas), o que é muito bom para qualquer seleção. Será um grupo de experientes nadadores, mesclado com novos atletas que poderão ganhar experiência na competição mais importante da natação paraolímpica. A competição tem um fator muito importante para a modalidade, já que o primeiro e segundo colocados das prova já confirmadas em Londres abrem vaga para o país (cada atleta só abre uma vaga).

A cobertura da competição estará disponível no canal oficial do IPC na internet (no link www.ParalympicSport.TV), também será coberta pelo canal inglês Channel Four, canal oficial das paraolímpiadas de Londres 2012, e ABC na Australia.

Concomitantemente ocorrerá em Olomouc, na República Tcheca, os Jogos Mundiais Junior 2010 da IWAS (para atletas deficientes físicos), e o Brasil estará representado por 7 atletas (4 rapazes e 3 moças), a competição ocorrerá entre os dias 20 e 25 de agosto. Os atletas selecionados para este mundial cursam o ensino médio.

No próximo post vamos comentar sobre os atletas que irão representar o país.

Abraço a todos!!

Nenhum comentário: