Foto de Miki Ronchi 2004

01/04/2011

4º Jogos Mundiais da IBSA

Começa hoje, em pleno primeiro de abril, o 4º Jogos Mundiais da IBSA (International Blind Sports Federetion ou Federação internacional de Esportes para Cegos), na cidade de Antalya, na Turquia.



Das 8 modalidades em disputa (Atletismo, Futebol de 5 B1, Futebol de 5 B2/B3, Goalball, Judo, Halterofilismo, Natação e Xandrez), o Brasil estará representado com as delegações de Judô e Goalball.

Os Jogos Mundiais da IBSA têm uma boa tradição de revelar talentos nas diversas modalidades em disputa, mas também têm o péssimo costume de quebrar às federações que a realizam. Ocorreu em 2003 no Canadá e posteriormente na 3ª edição dos Jogos, em 2007. Na época a CBDC (Confederação Brasileira de Desportos para Cegos) era exemplo de organização dentre as confederações nacionais de esporte paraolímpico, sempre utilizando o estreito relacionamento com universidades referência em esportes e deficiência, como UFU e UNICAMP. Porém, após cediar o evento, uma soma de erros acabou levando a CBDC à falência e consequentemente ao desaparecimento do bom calendário oferecido até então para atletas com deficiência visual.

O reflexo do trágico fim da CBDC foi a natação ter como único responsável o CPB, que na minha opinião, apesar de saber que precisa investir na natação para cegos e deficientes visuais, não o faz, tanto que não temos nenhum representante na competição mais importante de cegos do Mundo.

Esperamos que nossos dirigentes abram os olhos e fortaleçam nosso esporte onde ele mais precisa crescer, para que não tenhamos uma quebra na reação em cadeia que nos cerca e nos leva ao que de bom acompanhamos!!!

Desejamos sucesso e sorte aos brasileiros que nos representam em terras turcas.

Abraços a todos!!

Nenhum comentário: