Foto de Miki Ronchi 2004

19/01/2011

Cuidado... Pra que?

Serei chato já no meu segundo post de 2011, mas por um bom motivo, já que não sou o único a estranhar a lista dos atletas que irão direto para a etapa nacional.

A observação nem é  pelo motivo de muitos atletas detentores do título nacional ficarem de fora, pois com um calendário tão ruim para todos e com o 1º nacional tão distante, não é vantagem nenhuma disputar apenas os nacionais, inclusive correndo o risco de não poder fazer um bom tempo e concomitantemente não disputar uma vaga na seleção brasileira que irá defender o país nos Jogos Parapanamericanos de Guadalajara no México.

Daí vem a pergunta: então por que criticar está lista? Já pensaram se o mesmo ocorrer com uma convocação?

Porque usar o melhor ITC do atleta para indicar quem vai direto para o nacional, se em nenhum momento nos últimos anos foi utilizado algo do gênero. Sempre que se usa o ITC é baseado na soma dos 3 melhores de cada atleta e não no melhor. Fui pesquisar os ITCs e olhem o que encontrei:

O maior absurdo é encontrar pelo menos dois atletas indicados direto para o nacional pelos seus ITCs, que são baseados nos seus tempos dos 50 livre da classe S11, porém os tempos não são nem índices mínimos.

Como se indica um atleta para uma etapa nacional sem que o mesmo tenha índice mínimo na prova utilizada para o ITC??
Por que motivo utilizar índice mínimo então??

O pior é que o tempo destes dois atletas entre outros foram baseados em provas da etapa de Fortaleza, que foi anterior ao Mundial do IPC, quando os melhores tempos do ano foram obtidos. Isso indica que atletas que disputaram os nacionais pós mundial tiveram desvantagem na comparação, observe:

Um dos atletas S9 masculino indicados na lista tem o 7º tempo do ranking nacional dos 50 livre, com tempo pior do que um atleta não indicado na lista, que figura 2 posições acima no ranking nacional. Simplesmente porque o tempo do primeiro foi conquistado em Fortaleza e o do segundo em São Paulo (pós mundial), refletindo numa distorção de ITC, mesmo o segundo atleta tendo um tempo melhor, terá um ITC pior, pois a época comparada tem ranking mundial diferente. Prejuízo pra quem?? Seria justo esta lista??

Existem outras distorções se tivermos o cuidado de comparar a posição destes atletas com o ranking mundial. O ponto que queria mostrar já está muito bem explicado acima.

Daí você me pergunta, porque foi utilizado uma referência tão fraca como o melhor ITC (único) de cada atleta? Na minha humilde opinião pelo simples motivo de ser fácil e rápido.

Aproveito este post para responder ao Técnico Fladmir que fez uma pergunta pertinente do porque não utilizar uma tabela baseada no ITC para convocação, porque é um sistema dinâmico e que se utilizado em tempos e rankings antigos poderá ocasionar distorções como as encontradas na lista publicada pelo CPB.

O ITC é muito importante para a natação paraolímpica, porém deve ser utilizado com cuidado e estudo.
Para entender o que estou dizendo observem o ranking nacional publicado e comparem os ITCs de cada prova, muitas vezes o ITC do atleta melhor colocado não é melhor do que o pior. Basta observar quando cada um foi adquirido, data e local.

Abraço a todos!!

Um comentário:

Antonio L.D. Cândido disse...

Concordo com a post. Um dos atletas s11 citados é meu atleta e o tempo feito que proporcionou a sua "liberação" da etapa regional realmente não figura como índice estipulado para a mesma prova na própria etapa nacional.
Qual o valor de um calendário tão distante e sem critério? Alguém tomou o seguinte cuidado em verificar se há algum tipo de piscina de 50mts aquecida em campinas para a realização de uma competição que será em um mês onde há uma média de temperatura relativamente baixa? Levando-se em consideração que os atletas que estarão presentes em etapas reginais são atletas mais novos e/ou atletas com pouco experiência buscando a possibilidade de índices para etapas nacionais, não seria necessário uma preocupação maior com os mesmos?

Sem mais, Antonio Cândido