Foto de Miki Ronchi 2004

11/02/2011

Parapan 2011 - Atualização


Bom dia a todos, após poucas notícias sobre natação fora a semana de treinamento que dará margem para um post nos próximos dias, apresento pra vocês as atualizações a respeito do Parapan 2011 em Guadalajara, no México.

Felizmente o IPC trocou a data limite para obteção dos índices para o Parapan, a data que anteriormente era para 30 de junho foi alterada para 31 de agosto, o que melhora um pouco nosso calendário, já que inclui o primeiro nacional dentro do período de obtenção de marca mínima (o famoso índice mínimo). Quanto ao calendário falo mais em outro post que está por vir.


Os Jogos Parapanamericanos são disputados pelos Comitês Paraolímpicos Nacionais das Américas, que estejam em condição regular junto ao Comitê Paraolímpico Internacional.

Os Jogos Parapanamericanos Rio 2007 inovaram o formato da competição ao realizar da mesma forma como é feito em Jogos Paraolímpicos, ou seja, o Parapan aconteceu algumas semanas após o termino dos Jogos Panamericanos. Essa mudança trouxe muitos benefícios, já que os atletas tem o mesmo nível de serviço, os mesmos espaços para competição e treinamento, a mesma vila Panamericana, com todas as regalias (restaurante, academia entre outros).

Em 2007 foram 16 países e mais de 210 atletas disputaram as provas de natação no parque aquático Maria Lenk, os atletas participantes tiveram a oportunidade única de nadar em casa cheia, como uma torcida que arrepiava de tão participativa.

A natação nos Jogos de Guadalajara 2011 ocorrerão entre os dias 13 e 20 de novembro, e segundo o documento apresentado no dia 09/02/2011 pelo IPC-Swimming serão oferecidas 220 vagas para a natação, sendo 90 vagas femininas e 130 masculinas.

O parque aquático de Guadalajara já tem um nome informado, Centro Aquático Scotiabank e terá capacidade para 5000 pessoas. Já foi informado que depois dos Jogos Pan e Parapan o parque aquático será utilizado como escola de natação, além de sede de competições nacionais e internacionais.



Foto disponível no site dos Jogos

Para maiores informações basta clicar no Site do IPC-Swimming ou dos Jogos Parapanamericanos 2011.

Algumas considerações no documento atualizado até o momento:

  • Os atletas poderão participar do Parapan desde que obtenham pelo menos um índice reconhecido, no período de 1º de janeiro de 2010 até 31 de agosto de 2011, desde que o tempo seja obtido em piscina olímpica (50m)  em competições reconhecidas pelo IPC. Os tempos só serão aceitos se o atleta estiver licenciado no período para obtenção do índice;
  • No dia 1º de julho o CPB deverá informar a o número de atletas que irão representar a seleção brasileira de natação;
  • Dia 14 de setembro o CPB deverá informar os nomes dos atletas que irão ocupar as vagas informadas, não podendo ultrapassar a quantidade máxima de 33 atletas para compor a seleção brasileira, sendo no máximo 3 atletas da mesma classe por prova;
  • Atletas com apenas 1 MQS (índice) poderão ser inscritos em outras provas;
  • Para que as provas individuais possam acontecer, será necessário ter pelo menos 5 atletas de 2 países diferentes;
  • Os revezamentos necessitarão 4 países diferentes;
  • A premiação respeitará a regra do menos um;

As informações supracitadas podem ser encontradas CLICANDO AQUI.

Desta vez o IPC não disponibilizou novamente a lista com os índices mínimos, portanto acreditamos que serão os mesmo, como não tenho como confirmar isso até o momento vou correr atrás das informações e em breve posto a respeito.

O outro documento disponibilizado pelo IPC em seu site foi o Programa de Provas.

Boa leitura e abraço a todos!!

Um comentário:

web dagger disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.