Foto de Miki Ronchi 2004

09/09/2011

Paraolímpiadas escolares - solicitações para novo regulamento!

Durante as paraolímpiadas escolares, muitos técnicos discordaram do regulamento apresentado para a disputa de 2011, por haver muitos pontos que pioram as disputas e principalmente atrapalham estados que fazem seletivas e pensam na melhor forma de montar suas equipes.

Desta forma os estados maracaram uma reunião para discutir e propor sugestões para as próximas edições. Estiveram presentes técnicos dos estados de Alagoas, Espirito Santo, Minas Gerais, Pará e São Paulo, e técnicos de outros estados que não estiveram presentes encaminharam suas sugestões e aprovaram o documento após termino da reunião, quando foi apresentados para grande parte, que assinou concordando com as sugestões. Documento este que foi entregue nas mãos de Fernando Partelli.

Abaixo exibimos as propostas discutidas na reunião, com o intuito de melhorar os próximos regulamentos:


Solicitação
Ao Comite Paraolimpico Brasileiro.
Ao término das paraolímpiadas escolares, reunimos técnicos da modalidade natação paraolímpica com o intuito de contribuir com o desenvolvimento do esporte escolar. Através deste documento encaminhamos pedido formal para que sejam alterados itens relativos a arbitragem, publicação de recordes escolares, ainda, encaminhamento ao ministério do esporte de pleito de modifição dos critérios de concessão do bolsa atleta, categoria escolar. Analisamos também todo o regulamento da competiçao e solicitamos a modificação dos seguintes artigos:
Regulamento das paraolímpiadas Escolares 2011
Artigo 17
Exclusão da obrigatoriedade mínima de atletas para validade dos resultados  para modalidades individuais.

Regulamento específico da Natação
Artigo 3
Cada delegação poderá inscrever no máximo 8 alunos por categoria e gênero no total de 32 (trinta e dois) alunos por Unidade Federativa (UF), sempre seguindo a proporção: 4 físico/motor, sendo o 4º de uma das classes S1, S2, S3 ou S4; 3 visuais, sendo o 3º da classe S11; e um intelectual.
Exclusão do Artigo 6
Discordamos de não existir um programa de provas antecipado, já que o mesmo pode ser apresentado no regulamento específico da modalidade, como ocorre em todas as competições, sem prejuízo para nenhum atleta ou delegação.
Mudança do Artigo 12
Não existirá a regra do menos um, desta forma estimulando o esporte na idade escolar independente da classe, categoria ou gênero.
Mudança do Artigo 14
Entendemos que a obrigatoriedade de participação para alunos em idade escolar, não se faz necessário com comprovação de atestado médico, cabendo ao técnico a decisão sobre a participação da prova (já que o prejuízo é apenas da equipe).

Recordes
Solicitamos a confecção de tabela de recordes brasileiros e de campeonato dos escolares, de todas as categorias e gêneros, baseada nas edições anteriores.
Arbitragem
Solicitamos que a arbitragem tenha conhecimento das regras específicas da modalidade, tendo como pré requisito ser arbitro da federação áquatica ligada a FINA, por entendermos que as regras do IPC-Swimming são oriudas destas, tendo apenas algumas adaptações que podem ser geridas pelo delegado técnico da competição.
Bolsa Atleta
Solicitamos que o CPB chancele e encaminhe o pedido de alteração das regras para bolsa atleta, categoria escolar, seguindo os seguintes critérios:
Utilizar a regra do menos 1 (um) para casos com mais de um atleta, ou seja, caso tenhamos apenas um atleta S1 ou qualquer outra classe, esse atleta nesta prova específica poderá pleitear o direito a bolsa atleta.

Aguardamos retorno,
Att.

Estados:
Acre
Alagoas
Amazonas
Bahia
Ceará
Distrito Federal
Espírito Santo
Goias
Mato Grosso
Mato Grosso do Sul
Minas Gerais
Pará
Paraíba
Paraná
Pernambuco
Piauí
Rio Grande do Sul
Rio Grande do Norte
Rio de Janeiro
Rondônia
São Paulo
Santa Catarina
Sergipe

Abraço a todos!!

Nenhum comentário: