Foto de Miki Ronchi 2004

10/03/2010

Natação Paraolímpica

NadoparaleloBRA tem o intuito principal de difundir e divulgar a natação paraolímpica brasileira. Na tentativa de dar mais informações a todos os atletas, técnicos, pais, mães, parentes de forma geral, ou qualquer pessoa que tenha o interesse de conhecer e acompanhar o desenvolvimento desta modalidade no Brasil e no mundo.

A natação paraolímpica é a natação disputada por pessoas com algum tipo de deficiência fisíca, motora, sensorial visual e/ou intelectual.

Para dar justiça a disputa existe a classificação funcional para atletas deficientes físicos e a classificação médica (oftalmológica) para atletas deficientes visuais. Para os atletas deficientes mentais é participarem de competições no Brasil é necessário um laudo de elegibilidade expedido pela ABDEM (Associação Brasileira de Desportos para Deficientes Mentais).

As classes na natação paraolímpica são divididas em 14 classes distribuídas dentro das 3 áreas de deficiência apontadas abaixo:

S1/SB1/SM1 até S10/SB9/SM10 - deficiente físico/motor
S11/SB11/SM11 até S13/SB13/SM13 - deficiente visual
S14/SB14/SM14 - deficiente Intelectual

A letra S que antecede ao numero da classe vem do inglês Swimming ou Swim (natação ou nado em português). O S indica classe para nadar livre, costas e borboleta.

Para as provas de peito é utilizado a letra B após o S e antes do número. A letra B vem do inglês breaststroke (nado peito em português). Da mesma forma acontece com o nado medley (borboleta, costas, peito e crawl) que é indicado pelas letras SM antes do número da classe.

Nos casos específicos dos nados peito e medley, apenas a deficiência físico/motora pode sofrer alterações entre as classes S, SB e SM. Exemplo: podemos ter um atleta classe S6/SB4/SM5, outro com S6/SB5/SM6 e por fim um atleta com as classes S6/SB6/SM6.

A classificação funcional norteia os esporte paraolímpico e não é algo fácil de ser explicado.
Esperamos que com esta simples explanação tenhamos clareado um pouco sobre o assunto, desta forma facilitando o entendimento específico da modalidade natação.

Abraço a todos e até o próximo post.

Nenhum comentário: