Foto de Miki Ronchi 2004

20/03/2010

A volta da competição homem contra homem

O ano de 2010 será o retorno da disputa entre atletas e não mais apenas as roupas (marcas) esportivas. Tanto FINA quanto IPC Swimming proibiram a utilização dos macaquinhos ou maios para competição. Na minha opinião a utilização destes maios não trouxe nada de positivo, já que muitos atletas por motivos de patrócinio ficavam presos as suas marcas que nem sempre eram a do momento. Outros eram prejudicados por motivos mais simples, como a falta de recurso financeiro para adquirir uma peça, que pra piorar tem utilização profissional diminuída depois de algumas utilizações.

O mais importante porem é que com a proibição das duas instituições teremos a volta da natação independente de equipamentos, aquela que leva a melhor o que tem melhor estilo, melhor treino entre outros aspectos importantes para a competição de alta performance.

Que 2010 as disputas sejam ricas e que a natação continue em sua trajetória de superação de marcas, cada vez mais com atletas que nos deixam contentes como Michael Phelps, Cesar Cielo, Daniel Dias, André Brasil, Natalie du Toi, entre outros tantos.

E não poderia deixar de citar o possível retorno de um dos maiores nadadores paraolímpicos da história, Clodoaldo Silva que não competiu em 2009, muito devido a sua reclassificação funcional, adquirida nos Jogos Paraolímpicos de Pequim 2008, quando o Brasil infelizmente perdeu junto com Clodoaldo que acabou caindo na mesma classe de Daniel Dias, ambos S5.

Abraço a todos e que 2010 seja forte para o Brasil

Nenhum comentário: