Foto de Miki Ronchi 2004

22/12/2010

Problemas em Portugal


E nós que pensamos que isso só acontecesse no Brasil...



---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------








Exmos. Senhores,

Reunida na passada segunda-feira, a Direcção da Federação Portuguesa de Desporto para Pessoas com Deficiência (FPDD) face ao momento de extrema dificuldade financeira com que se depara, tomou as seguintes decisões:

1. O elevado deficit financeiro que a FPDD enfrenta devido ao atraso no cumprimento do Contrato-Programa de financiamento do Projecto Paralímpico Londres 2012, colocará em causa toda a execução do Plano de Preparação Paralímpica para o Ano de 2011, não tendo a FPDD condições para protelar esta decisão.

2. Assim, determina a Direcção da FPDD, que se não forem saldados todos os financiamentos em atraso, por parte do Comité Paralímpico de Portugal até ao final de 2010, haverá o cancelamento de todas participações em provas internacionais em 2011, colocando em causa a qualificação e a preparação de todos os atletas integrados no Projecto Paralímpico Londres 2012, nas modalidades sobre sua responsabilidade: atletismo, boccia e natação.

3. A acontecer este cancelamento, irá afectar, as participações dos atletas e restantes elementos nas seguintes competições: Jogos Mundiais da IBSA, na Turquia, em Abril de 2011, Campeonato da Europa de Natação IPC, em Julho de 2011, na Alemanha, na Taça do Mundo de Boccia, marcada para Agosto de 2011, em Inglaterra e dos cinco atletas da deficiência intelectual que integram já o Plano de Preparação Paralímpica na modalidade de atletismo, com a não participação nos Global Games em Setembro de 2011, em Itália.

4. A Direcção realça que para a participação nos eventos internacionais referidos, a FPDD tem que pagar antecipadamente às respectivas Organizações adiantamentos de vários milhares de euros, para que a inscrição do país possa ser considerada.

5. Esta medida que poderá colocar em causa inclusive a qualificação para os Jogos Paralímpicos de Londres será comunicada ao Comité Paralímpico de Portugal, Instituto do Desporto de Portugal, Instituto Nacional para a Reabilitação, Secretaria de Estado da Juventude e do Desporto, a todos os Atletas e Técnicos envolvidos no Plano de Preparação Paralímpica Londres 2012, à Comissão de Atletas Paralímpicos e Associação de Atletas Portadores de Deficiência.

6. Reconhecendo o esforço que o Comité Paralímpico de Portugal tem vindo a desenvolver para solucionar esta questão, esperamos que seja encontrada uma resolução ponderada, juntamente com os responsáveis governamentais, com a maior brevidade possível.

7. Lembramos que o nosso país participa nos Jogos Paralímpicos sem interrupções desde 1984, sendo que a manter-se esta situação a FPDD não poderá assegurar que os atletas cumpram o processo de Qualificação Paralímpica em curso.

8. Estas decisões serão divulgadas junto dos Órgãos e Meios de Comunicação Social, sobre forma de carta aberta, para que delas a Opinião Pública tome conhecimento.

A Presidente da Direcção da FPDD

Leila Marques Mota

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Torcendo que nossos amigos patrícios consigam resolver seus problemas e participem ativamente de todo o processo paraolímpico que culminará na tão sonhada participação nos Jogos Paraolímpicos de Londres 2012.

Abraço a todos!!

Nenhum comentário: