Foto de Miki Ronchi 2004

31/12/2010

Saideira de 2010


Olá companheiros, sei que muitos nem estão acompanhando o blog, pois já se encontram no merecido descanso, curtindo uma praia, uma fazenda, a família, as festas de fim de ano...

Estava num recesso de Natal e agora venho fechar 2010 com esta saideira.

2010 foi excepcional para a natação paraolímpica, que se mostrou firme entre as grandes potências mundiais. Prêmios merecidos para Daniel Dias, o melhor atleta brasileiro nos resultados do mundial do IPC.

Tantos bons resultados podem gerar a curiosidade no leitor de saber quais os atletas destaques do ano. Como é difícil dizer qual o melhor atleta ou criar um ranking numa modalidade como a natação, que conta com 14 classes diferentes, como comparar uma classe com a outra sendo justo na hora de dizer quais foram os melhores?

Durante anos estudo uma forma de dar justiça, principalmente em eventos multi-classes, e o ITC até agora foi a melhor forma, já que ele é basedo no ranking mundial atualizado e desta forma acompanha a flutuação de cada classe, não ficando preso a um recorde que a 10 anos não é quebrado, caso de algumas classes baixas.

Sendo assim vou usar um critério utilizado até 2009 pelo CPB para apontar quais eram os melhores atletas da natação paraolímpica brasileira. A premiação dos 10 melhores do ano era realizada indicando os 10 melhores atletas do circuito loterias CAIXA. Abaixo, o artigo do regulamento 2009 que indicava como funcionava:

Artigo 34 - Ao final do Circuito haverá premiações em dinheiro aos 10 melhores atletas da natação.

§ 1º - Os atletas a que faz referência o caput desse artigo serão premiados pelos seguintes
critérios: na Natação será considerado a média dos ITCs das 03 (três) melhores provas em 2 
(duas) das 3 (três) etapas do Circuito (duas etapas regionais e uma etapa nacional);

Em 2010 o prêmio foi extinto, porém se ainda existisse qual seria o ranking nacional do ano que finda hoje a meia noite?

Pensando nisso e para matar a curiosidade deste que lhes escreve disponibilizo um ranking baseado no critério "Nado Paralelo":

Artigo único - O Ranking nacional por ITC levará em consideração a soma das duas melhores médias de ITC dentre as 3 etapas nacionais do Circuito do CPB de 2010.

Desta forma, disponibilizo o pequeno ranking contando apenas os brasileiros, é claro.

Melhores Atletas de 2010 - Clique AQUI

Se alguém quiser comparar como foi em 2009 pelo CPB - Clique AQUI

O Nado Paralelo Brasil baseado no que os atletas apresentaram em 2010 indica os melhores do ano:

Melhor atleta masculino de 2010 - Daniel Dias, pela brilhante participação no mundial, ganhando medalha em todas as provas individuais, além de colaborar nos revezamentos do país.

Melhor atleta feminino de 2010 - Edênia Garcia, por ser a única atleta a ganhar medalha de ouro em 3 mundiais do IPC.

Atleta revelação masculino 2010 - Matheus Rheine, por ser o atleta cego mais jovem a representar o país em um mundial do IPC, pegando final nas suas provas em seu primeiro mundial.

Atleta revelação feminino 2010 - Joana Maria Jaciara Silva, para aqueles que não sabem Joana foi classificada errada em 2001 (ou algo assim) e competia como S9 desde então, foi classificada como S5 e após garantir sua vaga na seleção ganhou medalha individual e pelo revezamento em seu primeiro mundial.

A boa notícia mesmo com essas indicações é que a natação desde 2005 vem em uma crescente, que a cada ano dobra a qualidade, nos contemplando com jovens talentos, que enriquecem as disputas em classes até então carentes de novos atletas, casos das classes S8 e S9 masculina e S10 e S8 feminina.

Para o Blog o ano foi SENSACIONAL, com pouco mais de 7 meses de vida e próximo dos 15 mil acessos, mais de 50 seguidores, participamos do TOPBLOG e ficamos entre os 30 mais votados. Tudo isso nos motiva a continuar e fazer melhor em 2011.

Aproveito a oportunidade para desejar a todos um feliz no novo, que em 2011 tudo se realize, com muita saúde, paz e prosperidade.

São nossos votos para TODOS, grande abraço e até ano que vem!!!

Um comentário:

Prof Fladimir klein disse...

Caro Gustavo.
Primeiro Feliz 2011 e muito sucesso em teus novos objetivos. Segundo, porque nunca se pensou em criar uma tabela baseada no IPC (ranking), pois creio que esta classificação deixa muito atletas conformados com suas posições dentro do ranking brasileiro, porem em competições internacionais, tem atletas que não pegam uma final de mundial e o que dizer de paraolimpiada.Este é apenas um comentário, pois como esteve por lá talvez tenha alguma idéia. Valeu, abraço