Foto de Miki Ronchi 2004

19/09/2010

Mais Canal da Mancha

Que o Canal da Mancha é um dos desafios mais difíceis do esporte mundial ninguém discute, agora o que vc diria de um nadador amputado dos 4 membros tentar a travessia???


Loucura?? Talvez, mas a loucura na minha opinião é a tentativa de qualquer um independente da deficiência, raça, religião, ou o quer que leve em consideração. Estamos  falando de um esporte de risco, onde trava-se uma batalha contra a natureza, que na melhor época do ano tem a temperatura das águas entre 12 a 17 graus Celsius, o atleta ainda enfrenta correntes marítimas, oscilação da temperatura externa e do tempo, variação do vento, enfim... Risco de morte.


Esta semana ficamos muito felizes por Marcelo Collet vencer o Canal no dia do seu aniversário, e além de tudo por ter chegado em terras francesas, da mesma forma que saiu da Grã Betanha, com saúde. Mas hoje lendo o globoesporte.com e o site terra.com, me deparei com a notícia inusitada que o nadador francês Philippe Coizon (42 anos), amputado dos 4 membros, após acidente com descarga elétrica, partiu ontem (sábado) de Folkstone / Inglaterra (do mesmo lugar que Collet saiu, no mesmo horário também), com o mesmo objetivo cruzar o Canal da Mancha.


Segundo o site globoesporte.com "Croizon recebeu várias descargas de 20.000 volts em março de 1994 enquanto desmontava uma antena de tv, vítima de uma linha de alta tensão. Para enfrentar seu desafio, Croizon usará próteses fixadas na parte das pernas, enquanto que os dispositivos dos braços o ajudarão a manter o equilíbrio."


Às 5:40 da manhã, o site terra confirmou que o nadador finalizou o percurso em 13 horas e meia, utilizando aletas acopladas aos cotovelos e pernas (o que não é permitido pelas regras da natação paraolímpica, onde o atleta só pode utilizar o próprio corpo). Croizon treinou os últimos 2 anos em piscina durante 35 horas semanais. Abaixo parte do texto extraido do site terra.






"ESTOU MUITO CONTENTE", disse Croizon, que atribuiu a um mar em calma o fato de ter terminado a travessia várias horas antes do que tinha previsto."



Fotos retiradas do site programa vip









A previsão de Croizon era realizar a travessia em 18 horas.

Collet e Croizon mostraram que os sonhos servem para ser vividos e não apenas sonhados.

Abraço a todos!!

Nenhum comentário: