Foto de Miki Ronchi 2004

22/05/2011

Clubes - CERSI



A preocupação com o acesso à prática esportiva e o lazer das pessoas com deficiências do Município de Novo Horizonte, que integra a região de São José do Rio Preto/SP, motivou a criação do projeto Santaisabel Paradesportivo do Clube Esportivo e Recreativo Santaisabel (CERSI).

O projeto teve início em 2005, quando os professores de natação buscaram se preparar para atender as necessidades de Michailo Kurycz, garoto com distrofia muscular progressiva, que necessitava da prática de exercícios de reabilitação. Desde então, a capacitação dos profissionais de educação física tem estruturado a articulação com a equipe multidisciplinar de profissionais das áreas de fisioterapia, nutrição e psicologia.

Atualmente o projeto trabalha 2 modalidades: Halterofilismo e Natação; Atendendo 36 pessoas, sendo 19 crianças e adolescentes e 17 adultos, nas fases de aprendizagem, aprimoramento e treinamento de ambos os sexos, deficientes físicos, intelectuais e visuais.

Assim, desde o ano de 2005, o projeto Santaisabel Paradesportivo deu um salto: de 1 atleta, que conquistou 1 medalha, para 36 atletas, que já contabilizaram 146 medalhas até a última competição paraolímpica.

O sucesso é resultado da estreita colaboração e parceria com a Prefeitura do Município de Novo Horizonte, da Usina Santa Isabel, do Clube Esportivo e Recreativo Santa Isabel, da Clínica Ortophisio, da Rádio Esperança FM, do Açúcar Santa Isabel e da Empresa Max Muscle Nutrição.

Com profissionalismo e preocupação em oferecer atividades esportivas inclusivas, o projeto Santaisabel Paradesportivo tem mostrado uma força motriz para a inclusão social e melhoria da qualidade de vida das pessoas deficientes da cidade de Novo Horizonte.

Fazer do esporte uma ferramenta eficiente de inclusão social, valorização pessoal, promoção de saúde e qualidade de vida é o princípio mantido pelo projeto.

A equipe do CERSI participará da Etapa Regional SP do Circuito Loterias CAIXA.

Parabéns aos Técnicos Fabiano Quirino, João Antônio, ao Coordenador técnico Alexandro Quirino e aos demais profissionais pelo belo trabalho.

Nenhum comentário: