Foto de Miki Ronchi 2004

19/05/2011

PRÉ-CREDENCIAMENTO x pré-seleção x pré-convocação

PRÉ-CREDENCIAMENTO x pré-seleção x pré-convocação. Qual a diferença dos 3?

Na minha opinião e respeitando o post anterior, nenhuma, apenas interpretação, que no final da na mesma. Basta pensar que o pré-credenciamento é feito a pedido da organização de competições muito grandes, como é o caso dos Jogos Paraolímpicos e Jogos Parapanamericanos.

Apesar de desconhecermos os critérios para a escolha dos atletas, os quais também desconhemos quais serão pré-credenciados.

Bem as observações que quero apontar para que a nomenclatura no final aponta a mesma coisa é a seguinte:

1- O pré-credenciamento é feito para que a organização dos jogos em questão possam se organizar em relação a vários documentos dos prováveis integrantes de cada país que disputará a competição;

2- Desta forma cada Comitê Paraolímpico Nacional (CPN) precisa apontar quais são os atletas de cada esporte com mais chance e encaminhar os nomes até determinada data para a organização da competição;

3- Apenas os nomes selecionados poderão participar dos jogos!

Com os 3 pontos supra citados fica fácil mostrar o porque no final é a mesma coisa, já que os atletas fora da lista não divulgada não tem chance nenhuma de ir à competição em que não foram pré-credenciados, ou seja, não tem como ser convocados.

Desta forma o pré-credenciamento é sim uma pré-convocação. Um grande problema é que muitos atletas e técnicos acreditam que estando pré-convocados estarão automaticamente nos jogos, e isso não é verdade. A pré-convocação é apenas um indicativo que o atleta tem mais de 0% de chance de estar na seleção, mas o caminho até lá vai depender dos seus tempos e do que eles podem trazer para uma seleção brasileira.

Sendo assim todos os pré-credenciados, pré-selecionados ou pré-convocados (como queira chamar) tem que se esforçar mais ainda. Um exemplo fácil de entender é o que está mais próximo de acontecer: O Brasil poderá inscrever no máximo 33 atletas na natação dos Jogos Parapanamericanos, portanto imaginamos que deverá credenciar pelo menos 3 vezes esse valor, desde que os atletas tenham pelo menos um índice minimo para poder participar, ou estejam muito próximo de conseguir até a última competição aceita para tal.

Portanto, senhores técnicos e atletas continuem treinando e fazendo bonito nas piscinas, para poderem ter mais chance de aí sim chegar ao tão esperado nome na lista de convocados!!

Abraço a todos e bom dia!!

Nenhum comentário: