Foto de Miki Ronchi 2004

16/05/2011

Melhores da natação paraolímpica brasileira - Ranking NPB

Sempre estudei vários aspectos da natação paraolímpica e sempre fui fascinado por critérios, convocações para formar a melhor seleção. Sendo assim resolvi formular uma tabela sobre os melhores atletas brasileiros, a qual apresentei em um dos meus últimos posts.

Como não tive nenhum comentário contra ou a favor, independente disso os comentários serão aceitos quando qualquer um achar necessário. A intenção desse ranking que criamos hoje não é finalizar a discussão e sim melhorar nossa percepção sobre o que é importante para ser um grande atleta e representar com mais qualidade e empenho a seleção brasileira. O ranking trabalha com o que foi conquistado por cada um dos atletas, como medalhas nas competições mais importantes do IPC, assim como recordes conquistados e que podem ser batidos por outros atletas, o que confere ao ranking uma visão mais atual para a avaliação.

Hoje começos a apresentar os melhores atletas da história da natação paraolímpica brasileira, atletas que já mostraram seu potencial conquistando muitas medalhas em paraolímpiadas e mundiais, ajudando o Brasil a ser reconhecido na modalidade!!

Nada melhor do que começar apresentando o melhor atleta na pontuação:

1º - Daniel de Farias Dias - 835* pontos (*corrigido)

Foto: Beto Monteiro / CPB

Natural de Campinas, Daniel nasceu no dia 24 de maio de 1988 com má formação congênita dos membros superiores e inferiores.

Surgiu no meio paraolímpico na estréia do circuito Loterias CAIXA de natação, na piscina do Minas Tênis Clube, inicialmente foi classificado como S6 já despertava os olhares dos técnicos pelo bom domínio do nado costas.

Logo foi convocado para a seleção brasileira que representaria o país no mundial do IPC 2006 em Durban, onde logo que passou pela classificação internacional foi relocado a sua verdadeira classe S5 (nados crawl, costas e borboleta), SB4 (peito) e SM5 (medley).

Sua estreia no primeiro mundial foi promissora se tornando campeão mundial nos 100 livre e 200 medley e ganhou a prata nos 50 costas e 50 borboleta.

Depois disso se tornou figurinha carimbada na seleção brasileira, ganhou o Prêmio Laureus como melhor atleta paraolímpico de 2008. Importante lembrar que apenas outros 3 atletas brasileiros conquistaram esse mesmo prêmio, Pelé (futebol 2000), Ronaldo Fenômeno (Futebol 2003) e Bob Burnquist (Skate 2002).

Daniel Dias chegou aos 835* pontos graças à suas principais conquistas, listadas abaixo (*corrigido):

7 medalhas em paraolímpiadas - 4 ouros, 4 pratas e 1 bronze (Pequim 2008);
13 medalhas em mundiais 50m - 10 ouros e 3 pratas (Durban 2006 e Eindhoven 2010);
11 medalhas em mundiais 25m - 8 ouros e 3 pratas (RJ 2009);
8 medalhas em parapan - 8 ouros (RJ 2007);
3 recordes paraolímpicos;
18 recordes mundiais de 50m e 25m;
20 recordes das américas 50m e 25m;
21 recordes brasileiros 50 e 25m.

Em breve divulgaremos o próximo nome da lista.

Abraço a todos!!

Um comentário:

André Carvalho disse...

A primeira classificação do Daniel Dias foi como S7, ele chegou a disputar os 50m borboleta na piscina do Minas Tenis sob esta classificação.